Saiba mais sobre o atestado de saúde animal!
Não há nada melhor do que uma viagem com toda a família, incluindo os pets. Tirar um tempo de descanso é algo fundamental para qualquer um, e viajar é uma excelente alternativa para curtir esse momento. Alguns donos de animais domésticos, como cães e gatos, preferem deixá-lo com algum amigo ou até mesmo em um hotel para animais. No entanto, há aqueles tutores que são mais apegados a seus bichinhos e não perdem a oportunidade de estar com eles na viagem. Para isso, há alguns planejamentos que devem ser feitos antes da viagem, como a emissão do atestado de saúde animal.
O que é preciso saber sobre o atestado de saúde animal?
Nas leis brasileiras, o atestado de saúde animal para transitar com animais segue as mesmas recomendações e diretrizes da Organização Mundial da Saúde Animal. Independentemente do animal, ter a carteira de vacinação em dia é algo imprescindível para viajar com ele. Esse atestado nada mais é do que um documento, assinado por um médico veterinário, que certifica as boas condições da saúde do animal. O ideal, portanto, é que esse atestado de saúde animal seja feito pelo médico veterinário que já acompanha o animal.
Quais são os critérios do atestado de saúde animal para que os bichos possam viajar?
O atestado de saúde animal é algo que causa muitas dúvidas entre os tutores. Muitos pensam que os documentos podem ser diferentes para gatos e cachorros, por exemplo. Na verdade, o procedimento é o mesmo. Por exemplo, para viajar de ônibus, esse atestado de saúde animal deve ser emitido até 15 dias antes da viagem, pelo menos. Essa autorização pode ser assinada por qualquer médico veterinário que ateste as boas condições de saúde do bichinho.
Já para que os animais possam viajar de avião, o atestado de saúde animal funciona de forma diferença. Continuará não havendo diferença entre documentos de cães e gatos. Mas a data de emissão do atestado pode ser exigida em datas diferentes, a depender da companhia aérea e do destino da viagem. Normalmente, o limite exigido é de 10 dias antes. Já para voos internacionais, os animais são inspecionados por um Médico Veterinário Auditor Fiscal Federal Agropecuário, para emitir o Certificado Veterinário Internacional. Mas o atestado de saúde animal ainda é necessário. Mas, além do cuidado com o atestado, é importante que o dono tenha outros cuidados antes da viagem.
Uma dica importante, após a emissão do atestado de saúde animal, é se certificar que a caixa de transporte tenha o tamanho para o animal. Outra dica é, no caso dos cachorros, é passear com o bichinho antes de viajar, já que isso pode ajudar com que ele fique mais cansado durante o trajeto. Junto a isso, brincar bastante com o pet antes do deslocamento pode ajudar o animal a não passar por tanto estresse. De todo modo, é fundamento preparar o psicológico do bichinho para que ele enfrente essa mudança de rotina da melhor forma possível.
Onde emitir o atestado de saúde animal?
O Hospital Veterinário Alpha possui diversos serviços e um atendimento personalizado na medicina veterinária. Com serviços humanizados e diferenciados, atua tanto para os clientes quanto para os profissionais que ali trabalham. Sempre em busca de melhorias, a Alpha é um hospital veterinário 24 horas com total conforto e equipamentos modernos, sendo uma grande referência na medicina veterinária no cuidado de animais, procurando sempre auxiliar no processo de diagnósticos, tratamentos e na recuperação mais breve de todos os pacientes.
Atuando na cidade de Guarulhos desde 1983, com sede própria e ótima infraestrutura, o Hospital Veterinário Alpha conta com uma excelente equipe de veterinários que, além dos atendimentos e consultas, também realiza exames de ultrassom, Raio X e laboratório, além de especialidades como oftalmologia, cardiologia, acupuntura veterinária e ortopedia. O Hospital Veterinário Alpha conta com uma equipe de veterinários especialistas em clínica, cirurgias complexas e em diagnósticos veterinários.