Endocrinologista veterinário
Com a evolução da medicina veterinária surgiram novas forma de tratamento para doenças que sempre existiram e hoje, é possível tratar algumas doenças por meio da endocrinologia veterinária. Sendo assim, o endocrinologista veterinário é um médico veterinário formado e especialista em endocrinologia animal, que estuda, analisa, observa os sintomas e trata das disfunções de glândulas endócrinas, como a hipófise, as glândulas reprodutivas, o fígado, o pâncreas, a tireóide entre outras.
O endocrinologista veterinário pode ajudar tanto na constatação e tratamento, quanto na prevenção as doenças. Por isso, é importante fazer um bom acompanhamento, que permita conhecer como está a saúde do pet.
Quais as principais doenças tratadas pela endocrinologia veterinária?
Algumas doenças são analisadas e tratadas pelo endocrinologista veterinário, e entre elas estão:
Diabetes insipidus
Uma das modalidades de diabetes é a insipidus, que é um distúrbio no metabolismo de sal e água marcado por sede intensa e vontade excessiva de urinar. Por ser uma doença diretamente relacionada à água, que deixa de ser absorvida, faz com que o animal passe a urinar mais, além de ter muito mais sede, fazendo com que os sintomas sejam semelhantes aos do diabetes mellitus.
Entre os sintomas diabetes insipidus estão a mudança no comportamento normal de urinar fora de casa, além disso, alguns animais perdem peso devido ao forte desejo de beber água que supera a sensação de fome. Alguns sintomas neurológicos também podem ser observados particularmente se o diabetes insipidus for decorrente de um tumor hipofisário. Por isso, é extremamente importante que o animal diabético seja acompanhado periodicamente endocrinologista veterinário.
Diabetes Mellitus
O diabetes mellitus é uma doença que tem altas concentrações de glicose no sangue e na urina, e uma das desordens hormonais mais comuns nos cães, e quase sempre requer tratamento com insulina, que constitui um dos pilares do tratamento do diabetes mellitus.
O endocrinologista veterinário analisa alguns sintomas, que são recorrentes em animais com essa condição, como a pancreatite, que é uma doença inflamatória que acomete o pâncreas de cães e gatos. Responsável por várias funções no organismo como produzir enzimas digestivas, ou seja, substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos, a insuficiência cardíaca congestiva.
Hipoglicemia
A hipoglicemia ocorre quando o nível de glicose do pet cai abaixo de 70 ml/dl. Porém, os sintomas da hipoglicemia surgem quando o nível de glicose já está mais baixo, em aproximadamente 50 ml/dl. Um problema que tem sido bastante recorrente em filhotes de raças menores, por conta da sua incapacidade de controlar os níveis de glicemia. Mas vale lembrar também que cães adultos também podem desenvolver a doença. Por isso, os sintomas devem ser observados, a fim de realizar uma visita ao endocrinologista veterinário, em casos de:
- Fraqueza;
- Tremores;
- Pupilas dilatadas;
- Espasmos musculares;
- Convulsões;
- Coma – somente em alguns casos mais graves.
É importante lembrar que, a hipoglicemia em cachorros pode ocorrer principalmente por desequilíbrio hormonal, hipopituitarismo, tumores no pâncreas ou outros tumores de células, doenças de fígado, beta, deficiência de enzimas hepáticas, entre outros fatores.
Hipertireoidismo
Distúrbio metabólico multissistêmico, o hipertireoidismo é uma doença que ocorre devido a atividade anormal da glândula tireóide, o que leva a uma excessiva concentração de hormônios tireoidianos, triiodotironina (T3) e/ou tiroxina (T4). Entre as causas dessa condição estão:
- Estimuladores da glândula tireóide;
- Neoplasias;
- Fatores ambientais;
- Fatores nutricionais;
- A popularidade de felinos como animais de estimação;
- Alguns tipos de cuidados adotados pelos donos dos pets.
Os principais sintomas do hipertireoidismo são:
- Perda de peso;
- Fome excessiva;
- Hiperatividade;
- Pelos embaraçados;
- Diarreia;
- Comportamento agressivo em alguns casos.
Dessa forma, é importante que, ao notar alguns desses sintomas no pet, o leve ao endrocrinologista veterinário o quanto antes, para que ele possa indicar quais dos tratamentos possíveis, deverá ser realizado. Entre eles estão estão a medicação antitireoidiana, tireoidectomia e radioterapia.
Hipotireoidismo
Doença de grande incidência em cães, o hipotireoidismo ocorre, quando a glândula tireóide, que possui uma série de funções como a regulação do metabolismo, passa a não produzir mais a quantidade necessária de hormônios. Essa doença gera uma série de sintomas que podem estar relacionados a outras doenças, sendo difícil seu diagnóstico. E a essa deficiência chamada hipotireoidismo, que traz sintomas como:
- Ganho de peso excessivo e rápido;
- Queda de pelos (alopécia);
- Problemas de pele.
Vale lembrar que, somente com orientação de um endocrinologista veterinário poderá solicitar e analisar através de exames específicos, como a coleta de sangue, se podem ser confirmados os problemas dos hormônios T3 e T4 na circulação.
Outro fato importante sobre o hipotireoidismo é que, mais da metade dos casos de hipotireoidismo estão relacionados a destruição da glândula tireóide pelo próprio organismo. Ou seja, é uma doença auto-imune.
Como tratamento, o endocrinologista veterinário pode receitar a administração diária de uma dose de hormônio sintético chamado Levotiroxina.
Obesidade
Assim como ocorre com os humanos, a obesidade nos animais é observada quando ingestão de calorias é maior que o consumo calórico e pode ser piorado devido o sedentarismo. Além disso, os alimentos se tornam mais calóricos para alcançar um melhor sabor ou fácil ingestão e isso faz com que os animais fiquem obesos.
É importante lembrar que, casos de obesidade são duplicados quando os animais são esterilizados, independentemente do sexo.
Dessa forma, é extremamente importante manter uma rotina de visitas ao endocrinologista veterinário, para que ele possa analisar, além de outros detalhes, o peso ideal do animalzinho.
Onde realizar uma consulta com o Endocrinologista veterinário?
O Hospital Veterinário Alpha conta com profissionais altamente qualificados e toda uma infraestrutura amplamente capacitada para realizar os procedimentos de endocrinologia, caso necessário, bem como proporcionar todo o aparato para realizar o suporte necessário em casos de emergência.
Atuante desde 1983 na cidade de Guarulhos, o Hospital Veterinário Alpha possui sede própria e uma equipe multidisciplinar que trabalha para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais, além é claro de realizar um atendimento diferenciado e especializado para todos os animais.