Neurologista Veterinário
Cães e gatos possuem uma vida bastante agitada e ainda que possuam diversas habilidades, ainda assim, podem ser vítimas de acidentes (traumas), podem desenvolver doenças vasculares, infecciosas, inflamatórias, degenerativas, congênitas que consequentemente podem impactar o pleno funcionamento do sistema nervoso. Por isso, o neurologista veterinário é extremamente importante para a saúde dos nossos animais.
O neurologista veterinário é o profissional que estuda as alterações que podem ocorrer no sistema nervoso central e periférico dos animais. O trabalho desse profissional é extremamente importante porque por meio dele, junto ao exame neurológico e exames específicos, consegue-se chegar ao correto diagnóstico visando o tratamento adequado do paciente.
Quais os sintomas que o Neurologista Veterinário pode tratar?
- Dor;
- Convulsão;
- Falta de coordenação;
- Perda de equilíbrio;
- Andar compulsivo;
- Agressividade;
- Perseguir o próprio rabo;
- Movimentos involuntários;
- Permanência em um só lugar por longos períodos;
- Falta de força nos membros;
- Quedas sem motivo;
- Andar arrastado;
- Tremores;
- Insônia;
- Cegueira parcial;
- Intolerância a exercícios físicos.
Mas, como um Neurologista Veterinário pode ajudar?
O Neurologista Veterinário estuda todo o sistema nervoso dos animais, desde o cérebro, passando pela medula espinhal, cerebelo, tronco encefálico e sistema nervoso periférico (raizes nervosas, nervos e junções neuromusculares). Dessa forma, ele realiza análises a fim de indicar o tratamento mais adequado para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.
É bastante comum os pets apresentarem doenças neurológicas, como por exemplo:
- Síndrome da cauda equina;
- Vestibulopatias;
- Cinomose;
- Doenças vasculares;
- Síndrome da disfunção cognitiva;
- Discoespondilite;
- Epilepsia;
- Encefalites;
- Fratura e luxação vertebral;
- Hérnia de disco;
- Meningoencefalites infecciosas e imunomediadas;
- Tumores intracranianos;
- Síndrome de Wobbler
Essas doenças são mais comuns do que imaginamos e infelizmente podem acometer nossos pets. Por isso, é importante mantê-lo em constante acompanhamento médico veterinário, bem como consultar periodicamente o neurologista veterinário para verificar a saúde do pet. O neurologista veterinário ainda atua em conjunto com a fisioterapia veterinária, pois, em alguns casos, os chamados “tratamentos unificados” entregam cada vez mais resultados positivos.
Por exemplo, um cão com hérnia de disco, síndrome de wobbler, síndrome da cauda equina, ou com ocorrência de fraturas e luxações vertebrais, mielopatia degenerativa, embolia fibrocartilaginosa e outras, pode ser tratado por meio da combinação das técnicas de neurologia e fisioterapia.
Onde realizar uma consulta com o Neurologista Veterinário?
O Hospital Veterinário Alpha conta com profissionais altamente qualificados e toda uma infraestrutura amplamente capacitada para realizar os procedimentos de fisioterapia, caso necessário, bem como proporcionar todo o aparato para realizar o suporte necessário em casos de emergência.
Atuante desde 1983 na cidade de Guarulhos, o Hospital Veterinário Alpha possui sede própria e uma equipe multidisciplinar que trabalha para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais, além é claro de realizar um atendimento diferenciado e especializado para todos os animais.