Ozonioterapia Veterinária
A medicina veterinária evoluiu muito ao longo dos anos e hoje, os profissionais que atuam atendendo nossos pets, possuem diversos conhecimentos para tratar diversas doenças.
O ozônio trabalha no nível básico de todas as funções do corpo: respiração, digestão, metabolização, eliminação e imunidade, por isso, a ozonioterapia veterinária permite tratamento de diversas patologias, trazendo inúmeros benefícios, que dependem da concentração da mistura de ozônio/oxigênio utilizada.
Alguns dos benefícios que a ozonioterapia veterinária traz é a melhora da circulação sanguínea, já que aumenta o aporte de oxigênio e melhora a flexibilidade dos glóbulos vermelhos, permitindo que a oxigenação sanguínea dos tecidos com lesão possam ser garantidas.
A ozonioterapia veterinária ainda promove a oxidação de toxinas, tem efeito direto sobre diversos agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos, possui efeito anti-inflamatório importante (útil no tratamento de dores crônicas), ainda auxilia a cicatrização de feridas além de estimular o sistema imunológico.
Vale lembrar que não há contraindicações de uso e nem de idade dos pets, porém, vale estar atento à dosagem. Isso porque, a concentração da dose deve ser feita de acordo com a espécie e levar também em consideração o tamanho e o peso do animal.
Além disso, deve-se observar também, a patologia que será tratada com este método, e por último e não menos importante, a via de aplicação. Além disso, é necessário realizar o tratamento com um veterinário que possua conhecimento e habilidade.
Mas, como pode ser realizada a ozonioterapia veterinária?
É possível fazer a aplicação de ozônio em animais de duas formas, a primeira dela é a forma sistêmica com insuflação retal, auto-hemoterapia e fluidoterapia ozonizada, e a segunda é de forma local, através de injeções intramusculares e subcutâneas, insuflação em ouvidos, aplicação de óleo ozonizado e bolsa (bagging).
A técnica gera resultados bastante positivos pois, o ozônio para uso medicinal é gerado por equipamento (gerador de ozônio) através da aplicação de alta tensão entre dois eletrodos por onde passa oxigênio recebendo grandes descargas elétricas, como 15.000 volts ou mais.
O oxigênio que passa entre os dois eletrodos é quebrado e se reagrupa formando o ozônio. No entanto, o ozônio produzido é um gás altamente instável, logo se recompondo como oxigênio não sendo possível armazená-lo, devendo ser sempre produzido no momento do uso.
Onde realizar uma consulta e realizar a Ozonioterapia Veterinária?
O Hospital Veterinário Alpha conta com profissionais altamente qualificados e toda uma infraestrutura amplamente capacitada para realizar os procedimentos ozonioterapia veterinária, caso necessário, bem como proporcionar todo o aparato para realizar o suporte necessário em casos de emergência.
Atuante desde 1983 na cidade de Guarulhos, o Hospital Veterinário Alpha possui sede própria e uma equipe multidisciplinar que trabalha para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais, além é claro de realizar um atendimento diferenciado e especializado para todos os animais.