Saiba mais sobre o ultrassom veterinário!
O ultrassom veterinário é um recurso utilizado para fazer diagnósticos por imagem, que permite olhar para dentro do corpo do animal, sem a necessidade de um procedimento cirúrgico, sendo uma técnica completamente não invasiva. Esse recurso é uma das principais conquistas da medicina veterinária, pois traz informações precisas e imediatas das estruturas internas dos animais.
Através do ultrassom veterinário, é possível obter informações sobre os órgãos presentes no abdômen, tórax, entre outros. Porém, os exames de ultrassom mais solicitados nos centros veterinários são os abdominais e o ecocardiograma (ultrassom do coração). A máquina utilizada nesse recurso emite ondas sonoras no corpo do animal, registra os ecos dessas ondas, formando uma imagem do que está acontecendo no bicho, diagnosticando alterações, com o exame clínico, chegando a resultados precisos e tratamentos adequados.
Como é o processo do exame de ultrassom veterinário?
O aparelho de ultrassom veterinário é pressionado sobre o corpo do bicho, e as imagens do local aparecem em um monitor. Para isso, os pelos precisam ser raspados para que o contato do aparelho seja feito diretamente na pele. Normalmente, todo o abdômen do animal pode ser analisado, fazendo com que o exame dure, em média, 30 minutos. No geral, não é preciso sedar o animal, exceto em casos em que o animal tenha alguma condição especial ou não suporte que seja manipulado para ser posicionado.
É importante destacar que o exame de ultrassom veterinário é indolor. Por meio de um transdutor, um aparelho que encosta na pele do animal, o equipamento de ultrassom emite e capta ondas sonoras, e é baseado nesses “ecos” que as imagens são formadas. Essas imagens são vistas em tons de cinza, e as texturas dos órgãos são analisadas através da alteração nessa escala de cores. Dessa forma, o veterinário consegue fazer uma análise profunda e emitir laudos sobre a parte do corpo do animal a ser investigada.
Quais são as indicações para fazer o exame de ultrassom veterinário?
Dentre as principais indicações para fazer o exame de ultrassom veterinário estão a anorexia, o aumento de volume e de dor abdominal, emagrecimento progressivo, febre sem origem conhecida, alterações em morfologia (aparência), suspeita de algum tumor, pesquisa de corpo estranho (algum objeto que o animal acabou ingerindo), diagnóstico de gestação e avaliação fetal.
Entretanto, há muitos outros motivos que levam a necessidade de se fazer um exame de ultrassom veterinário. A qualidade dos aparelhos voltados para esse fim ajuda, inclusive, a determinar tromboses abdominais, por exemplo, permitindo avaliar o fluxo sanguíneo nas veias e artérias do animal. Normalmente, o exame de ultrassom veterinário costuma ser solicitado em casos de:
- Vômito;
- Diarreia;
- Dores abdominais;
- Suspeita de corpos estranhos;
- Falta de apetite;
- Presença de líquido no abdômen;
- Massa ou anormalidades encontradas durante exame físico;
- Exames de sangue e radiografias anormais;
- Gestação.
Onde fazer o exame de ultrassom veterinário?
No Hospital Veterinário Alpha, há uma equipe de profissionais especializada e qualificada para realizar o exame de ultrassom veterinário, com equipamentos de última geração, que garantem um exame confiável e trazem diagnósticos precisos. Atuando na cidade de Guarulhos desde 1983, com sede própria e ótima infraestrutura, o Hospital Veterinário Alpha, além do ultrassom veterinário, também realiza exames de Raio-X e laboratório, além de especialidades como oftalmologia, cardiologia, acupuntura veterinária e ortopedia. Venha conhecer o Hospital Veterinário Alpha, que conta com atendimento diferenciado e especializado.